quinta-feira, 20 de setembro de 2012

VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema oferece oficina gratuita de crítica cinematográfica!!!


Estão abertas as inscrições para a Oficina para Fruição de Cinema e Crítica Cinematográfica do VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que será ministrada pelo crítico, pesquisador e jornalista João Carlos Sampaio, entre os dias 22 e 26 de outubro. A participação é gratuita e os candidatos serão pré-selecionados mediante o envio de uma resenha crítica ou texto opinativo de autoria própria sobre algum filme exibido este ano no circuito de cinema. O e-mail para inscrições é oficinas.panoramacoisadecinema@gmail.com e o nome da oficina deve constar como assunto da mensagem.

Vinte candidatos serão escolhidos para participar da atividade, que tem como objetivo possibilitar a percepção dos elementos técnicos e estéticos fundamentais para a avaliação de uma obra audiovisual. Os diferentes formatos de leitura fílmica, estudo do roteiro, aspectos da direção de arte no cinema, fotografia e câmera, montagem e finalização são os temas centrais da oficina, com duração de 15 horas-aula e horário extra para leitura e avaliação dos textos produzidos pelos alunos. As aulas acontecerão sempre das 8h30 às 11h30, no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha e as inscrições devem ser feitas até o dia 12 de outubro.

Ministrada desde a 6ª edição do Panorama, a oficina de João Carlos Sampaio inclui a exibição de recortes de filmes para ilustrar os conceitos trabalhados. Para Rafael Saraiva, que fez a oficina ano passado, participou do Júri Jovem do Panorama e tornou-se crítico do site Coisa de Cinema, o método de trabalho do instrutor dá “maior concretude aos conhecimentos adquiridos na oficina”. Também ex-aluno, Ramon Coutinho, vencedor do II Concurso de Crítica Cinematográfica Walter da Silveira e integrante do Coletivo Urgente de Audiovisual, avalia que neste caso “a abordagem com cinema pareceu mais afetiva, não sendo apenas mero objeto de análise, como percebia em outras oficinas”.

Assim como no ano passado, cinco participantes da oficina serão selecionados para participar do Júri Jovem do Panorama, o que significa que terão livre acesso aos filmes da competição oficial e serão responsáveis por esta premiação específica, etapa que terá o acompanhamento de João Carlos Sampaio. Para Rafael Carvalho, autor do blog de cinema Moviola Digital e um dos escolhidos para o Júri Jovem 2011, o mais interessante foi o processo de “ouvir a opinião dos outros membros do júri, entender suas posições, pesar as considerações de todos, e você mesmo colar suas questões e defender os filmes que você gosta”. Ele não tem dúvida de que dessa forma ampliou sua própria visão de cinema e aprendeu a ver os filmes sob diferentes pontos de vista.

João Carlos Sampaio - crédito agnes cajaiba

VIII Panorama:::

Mais de 60 filmes, entre longas e curtas-metragens, serão exibidos em Salvador e Cachoeira durante o VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro. Nesta edição, o evento vai homenagear a Pornochanchada, com uma mostra especial de filmes deste gênero cinematográfico. Produções de diferentes partes do mundo fazem parte da programação exibida no Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha, na Sala Walter da Silveira e no Auditório da Universidade Federal do Recôncavo.

Com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, o Panorama mantém a tradição de debater a realização cinematográfica, promovendo discussões sobre diversos temas com realizadores, atores, pesquisadores e críticos. Os filmes brasileiros exibidos concorrem nas mostras de longas-metragens, curtas e na competição de melhor curta baiano.

A 8ª edição do Panorama conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Fundo de Cultura da Bahia; do Irdeb; da Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas); do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Cineclube Mário Gusmão (CAHL/UFRB).

João Carlos Sampaio - crédito agnes cajaiba

Fonte: Jane Fernandes - Assessoria de comunicação/Quarta Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário