quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gastronomia: Festival Sud de France em São Paulo!!!


Realizado em sete países diferentes – China, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, França e México –, o Festival Sud de France acontece pela segunda vez em São Paulo, de 09 a 28 de outubro, trazendo novidades e uma série de promoções especiais para apresentar ao público brasileiro toda a riqueza e diversidade de sabores e cores da região francesa de Languedoc-Roussillon.

O Sud de France é uma proposta criativa, desenvolvida para apresentar a alma e o caloroso estilo de vida do Sul da França, impressos naturalmente na qualidade e intensidade de sabores de seus produtos. Com a premissa de que sempre cabe mais um à mesa, os habitantes de Languedoc-Roussillon acreditam que a felicidade está nos pequenos prazeres da vida, como uma boa garrafa de vinho compartilhada entre amigos e comidinhas deliciosas para acompanhar.

Durante o evento, os paulistanos contarão com três grandes oportunidades para vivenciar toda a gama gastronômica da região de Languedoc-Roussillon: a saborosa Dezena Gastronômica nos melhores restaurantes franceses de São Paulo, promoções especiais em lojas e importadoras renomadas de vinhos – que oferecem preços especiais nos magníficos vinhos da região, além de mimos exclusivos para compras acima de duas garrafas – e um evento de lançamento no Bar des Arts, com Master-Class sobre as AOC do Languedoc e mini feira de vinhos, acessível ao consumidor por ingresso de apenas R$ 50.

A Dezena Gastronômica, que acontece de 15 a 25 de outubro, conta com alguns dos mais famosos e estrelados restaurantes franceses da cidade, que utilizam de toda a criatividade, técnica e paladar apurado de seus chef para elaborar menus fechados completos, com especiarias e sabores do Sul da França, além da venda de rótulos especiais da região. Entre eles, podemos destacar: Bar des Arts, Bistrô de Paris, Charlô Bistrô, Eau French Grill, La Régalade, Le Jazz Brasserie, Le Vin Bistrô, Ville du Vin (nas unidades de Alphaville, Iguatemi e Moema), Saint Vin Saint e Vino!, entre outros.

Considerada a maior área produtora de vinhos do mundo, Languedoc-Roussillon possui mais de 283 mil hectares de vinhedos, cobertas com variedades de muito sucesso entre os brasileiros, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier, entre muitas outras. Com o clima ideal para o cultivo de videiras saudáveis, esta vasta região ensolarada, limitada pelo Vale do Rhône, pelo Mediterrâneo e os Pireneus, produz mais da metade dos vinhos de mesa franceses, e suas regiões de maior destaque são Corbières, Coteaux du Languedoc, Minervois, Saint Chinian, Cotes de Roussillon-Villages e Fitou.

Para levar algumas destas iguarias para casa, o Festival Sud de France e o grupo Sopexa selecionaram algumas das melhores importadoras e lojas de vinhos do país, que oferecem excelentes e imperdíveis rótulos do sul da França, como Andina SP, Baccos, Beale (unidades Jardins e Centro), Casa Rovigo, Casa Vidigal, Cave Jado, Chez France, De La Croix Vinhos, Decanter, Empório Frei Caneca, Emporio Net Drinks, Jefs, Kylix Vinhos, La Cave du Sommelier, Maison du Vin, Tahaa Vinhos, Vinhos Online, Vino Mundi, Vinos y Vinos, Wine Pro e Zahil.



>>>Sobre o Sud de France<<<

O manifesto Sud de France foi designado para classificar todos os produtos e vinhos de Languedoc-Roussilon, uma ampla região no sul da França, com fronteira para a Espanha e caracterizada pela costa do Mar Mediterrâneo que se estende quilômetros, suas planícies férteis e a bela Cordilheira do Pireneus. Ao aderir ao movimento, mais de 1.600 empresas e 5 mil produtos assumiram o compromisso de preservar e garantir a distinta procedência e renomada excelência de produtos e know-how da região de Languedoc-Roussillon.

O que a região oferece vai muito além da gastronomia, uma vez que os cinco distritos que a constituem – Aude, Gard, Hérault, Pyrénées-Orientales e Lozère – contam com belezas naturais e peculiaridades únicas. Um bom exemplo é a cidade de Carcassone, capital de Aude, considerada pela Unesco um patrimônio histórico mundial, com suas construções medievais intactas e rico passado que data de 3.500 a.C., com os primeiros vestígios de colonização humana. Ou a própria capital da região de Languedoc, Montepellier, a oitava maior cidade da França e a que mais cresceu nos últimos 25 anos, com uma charmosa e borbulhante cena jovem.

Da rochosa costa e belas praias do Mediterrâneo, às férteis planícies de Aude e as resistentes montanhas dos Pireneus, a região oferece uma rica variedade de ambientes naturais excepcionalmente majestosos, além de ser abençoada com um clima cuja principal característica é a presença constante do Sol. O Sud de France, com sua extensa oferta de vinhos e produtos gourmet, é o fruto das generosas terras de Languedoc-Roussillon, incluindo a criatividade e talento de seus habitantes.

Em 2006, a região de Languedoc-Roussilon criou a marca Sud de France, inspirada em sua ampla oferta de produtos excepcionais e estilo de vida mediterrâneo, que celebram a boa comida, o bom vinho e a boa companhia. Desta forma, o apelo do Sud de France é sinônimo a uma arte única de viver e a fartura de produtos ricos em sabores e emoções, resultados de uma distinta herança cultural, extenso know-how e estilo de vida que impera a troca de experiências.

Além de produtos e vinhos autênticos de altíssima qualidade, o Sud de France oferece uma experiência única, com raízes fincadas nas tradições mediterrâneas – que pode ser traçada desde os Antigos Etruscos, Gregos e Romanos, que em algum ponto da história fixaram-se em Languedoc, uma região intimamente definida por sua proximidade com o Mar Mediterrâneo e a caliente Espanha.

Com sua ampla variedade de uvas – incluindo brancos, tintos, rosés e espumantes –, seus vinhos refletem a terra na qual são produzidos. Apresentando aproximadamente 30 apelações, desde vinhos para o dia-a-dia aos melhores vintages, o que os vinhos do Sud de France têm em comum é a sua excelente relação custo-benefício sem comprometer a qualidade, que mantém fiel ao seu caráter e, assim, inimitável.

Assim como os vinhos, os produtos gourmet são elaborados sob rígidos padrões de excelência, enquanto selos de qualidade e de origem garantem o consumo de um produto fresco e precioso, com sabores e aromas perfeitos para elevar ainda mais o prazer de comer. Com cinco setores de agricultura – incluindo frutas e legumes, produtos doces e salgados, frutos do mar e bebidas – o Sud de France consegue satisfazer todas as necessidades nutricionais e de paladar, seja para um almoço em família, um evento entre amigos ou um jantar romântico.

Organizador do festival em São Paulo: Caroline Putnoki Caroline.PUTNOKI@sopexa.com

Siga as novidades do Festival no Facebook: www.facebook.com/festivalsudfrancesao


Fonte: Camile Freitas / Maria Carolina Contrasti - Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário