sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sonoma: novo e-commerce de vinhos promete revolucionar o mercado gourmet !!!




O Sonoma.com.br é uma “startup” criada por uma equipe de profissionais com reconhecimento na área de enogastronomia e na de vendas por internet. A proposta da empresa é entregar duas vantagens ao cliente: ajudar na escolha de vinhos e produtos gourmet e a oferta destes produtos com preços até 60% abaixo do mercado.

O fundador do Sonoma é o americano Alykhan Karim, 28 anos, no Brasil há dois anos, formado em Relações Internacionais com especialização em Economia da América Latina. Impressionado com a grande diferença entre os preços de vinhos no Brasil e Estados Unidos, resolveu trazer para esse ramo um novo modelo de comércio, o de “venda privada”, para baixar estas margens. Com um investimento inicial em torno de 600 mil reais, se estruturaram para tentar mudar o mundo do vinho e da gastronomia.

Junto com Alykhan estão Edson Barbosa, que foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no Brasil, a Estação do Vinho, e Jô Barros, sommelière do Sonoma, votada melhor Sommelière do Brasil em 2011 pela revista Prazeres da Mesa. “No Brasil existem produtos incríveis e diferenciados, porém, por falta de margem para sua divulgação são de difícil acesso ao público em geral,” analisa Jô. “O Sonoma quer dispensar os intermediários e ser o link entre produtor ou importador e o consumidor final,” explica.

“O Sonoma quer ajudar ao novato e ao conhecedor a navegar neste mundo,” avalia Alykhan. Para realizar este desafio o Sonoma também cria conteúdo de alta qualidade. Escrito por jornalistas experientes em um estilo simples e claro, usam uma linguagem lúdica e divertida, muito diferente da maneira técnica pela qual a mídia especializada escreve sobre vinhos. “Escrevemos como se fossemos um “amigo” descrevendo um vinho para o outro”, comenta Jô Barros. “Os amigos costumam passar confiança e credibilidade nas suas dicas e é exatamente isso que queremos ser para nossos clientes”.

A equipe Sonoma é extremamente rigorosa na seleção dos vinhos oferecidos. Os produtos são escolhidos sob três critérios básicos: qualidade; relação custo x benefício e a resposta positiva para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”. Há um mês fizeram uma parceria com uma consultora especializada em vinhos brasileiros para ajudar descobrir novos produtores e trazer raridades ao Sonoma, como foi o caso do vinho, Vinhedo Hood, um Pinot Noir de uma produção muito pequena do enólogo Mario Geisse, responsável talvez pelo melhor espumante brasileiro. Conseguiram também algumas garrafas de um vinho do qual só foi produzido uma barrica, o Dominio de la Plata produzido pela argentina Susana Balbo, mas de um corte feito por um blogueiro brasileiro, André Rossi, o Deco.

Para o natal estão preparando vários kits de presente com embalagens especiais e preços mais especiais ainda e um champagne que será lançado a um preço inacreditável. O resultado das vendas tem alegrado muito a equipe do Sonoma. “ Chegamos a vender 1.000 garrafas de um mesmo vinho em um dia”, conta feliz a Jô Barros. A empresa começou suas atividades em 1º de julho e no final de novembro já conta com 50 mil cadastros no site e mais de 101 mil amigos no facebook. Destes, estão convertendo em pedidos por mês por volta de 2% da base, índice de conversão alto, o dobro da média geral para e-commerce no Brasil.

O Sonoma aceita pedidos de todo o Brasil com exceção dos estados de Pará, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e entregam no máximo em 10 dias.


...Equipe Sonoma

Alykhan Karim. Formado em Relações Internacionais e Estudos da America Latina na Universidade Brown, que faz parte da Ivy League americana. Possui muita experiência no mundo de startups, tendo sido Gerente de Desenvolvimento de Negócios para IvyDate e Diretor de Serviços e Vendas para Oppa, startup brasileira de comércio eletrônico de móveis de design.

Edson Barbosa. Formado em tecnologia de computação pelo ITA, com MBA da Fundação Dom Cabral. Trabalhou muitos anos no mercado financeiro antes de se tornar CEO de Estação de Vinhos, loja de vinhos virtual, em 2008.

Jô Barros. Ganhou titulo de melhor sommelière do Brasil em 2011 pela Revista Prazeres da Mesa e também foi indicada pela revista Veja SP como melhor sommelière de SP. Atuou como sommelière nos restaurantes D.O.M. , Dalva e Dito, Dui e Arola 23. Antes disso, por 5 anos, trabalhou em navios de uma linha americana como sommelière, quando teve oportunidade de visitar inúmeras vinícolas do mundo. Possui MBA em Logística do Senac.

www.sonoma.com.br

Email: contato@sonoma.com.br


Fonte: Denise Cavalcante - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário