“O Shopping Barra reitera a sua proposta de fomentar a indústria da moda na Bahia. Hoje, o Barra vive um momento especial que é a sua esperada expansão e, independentemente de qualquer outro investimento, o projeto Novos Talentos sempre existirá. Continuaremos apostando e valorizando os profissionais da moda local. Há 14 anos não existiam grandes profissionais no mercado e graças a esse tipo de iniciativa do Barra temos hoje estilistas que ultrapassaram as fronteiras da Bahia e são reconhecidos nacionalmente, como por exemplo Úrsula Félix e Vitorino Campos, que foram campeões do Novos Talentos 2008 e 2009, respectivamente”, afirmou a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.
Ainda sem acreditar na vitória, Aládio não escondeu a alegria e emoção de ter sido o campeão da noite. “Nossa, é surreal! A vitória de hoje somada a tudo que venho construindo ao longo de tantos anos me fez ter a certeza de que o meu caminho é mesmo a moda”, revelou. Inspirado no ciclo do degelo da era glacial, o estilista levou à passarela modelos vestindo peças de formas retas e estruturadas, fazendo uma referência às formas geométricas das montanhas e cadeia de geleiras. As cores da coleção remeteram às variações dos tons azul, além do uso de tons acinzentados, passando pelo branco e finalizando no preto, fazendo menção a esses relevos. Os tecidos utilizados foram a sarja, para formas estruturadas; organza e musseline, para recortes e aplicações, e cetim, para formas leves. “Tenho essa visão do todo. É preciso harmonizar tudo no desfile, desde a maquiagem e textura molhada do cabelo para dar impressão que acabou de sair da água à música escolhida. Tudo tem que se encaixar”, conta Aládio.
Durante o desfile, cada estilista levou à passarela 10 looks inspirados na próxima estação. Carol Barreto, apesar de não ter ganhado, se sentiu vitoriosa por ter chegado à final. “Chegar até aqui já foi um grande prêmio para mim. Vou continuar trabalhando e fazendo as minhas criações de moda, coisas que já fazem parte do meu dia-a-dia como estilista”, afirma. Carol apresentou sua coleção Híbrida inspirada na expressão do hibridismo cultural baiano e soteropolitano, com uma cartela de cores sóbria pontuada pelo vermelho, signo de feminilidade, o branco, que sintetiza o sincretismo, e o preto, característico das culturas de matriz africana. Tecidos leves como o linho, além de shorts e vestidos curtos marcaram a coleção juntamente com casacos e macacões de mangas compridas. As referências estéticas escolhidas foram o Punk e o Glam Rock.
###Classificação...
A etapa de classificação para esta final aconteceu em setembro de 2011, na qual diversos estilistas apresentaram coleções para a moda Primavera/Verão 2012, com a criação de cinco looks cada. Aládio Marques e Carol Barreto foram os finalistas.
Em todas as edições do concurso, dezenas de estilistas já foram revelados ao fashion business baiano e também do exterior, dentre eles grandes nomes como Vitorino Campos, Úrsula Felix, Karol Farias, Vinícius Cerqueira, Leila da Cruz, Márcia Ganen, Luciana Galeão, Tarcísio Almeida e Alexandre Guimarães.
###Aládio Marques...
O estilista começou a desenhar ainda quando criança, aos 11 anos. Aos 20 anos ingressou na universidade a fim de se profissionalizar e lapidar o seu conhecimento, fazendo, assim, uma graduação em moda. Após ter ingressado no curso de Design, o trabalho de Aládio despontou no cenário da moda baiana, possibilitando a sua participação em alguns editoriais de moda, como os das revistas Yacht e Pocket, além de escrever para alguns blogs do ramo. No Carnaval deste ano, fez o figurino de Daniela Mercury para o desfile na escola de samba Portela, que homenageou a Bahia.
###Carol Barreto...
Carol Barreto é pesquisadora e designer de moda, mestre em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e especialista em Desenho pela mesma universidade. Possui graduação em Licenciatura em Letras com Inglês pela UEFS (2004) e experiência nas áreas de Design de Moda e Consultoria. Seu primeiro desfile, “Déja Vu”, foi em 2001 e o segundo intitulado “Demodee”, aconteceu em 2002. Ambos atrelados ao Núcleo de Desenho e Artes da UEFS.
Fonte: Texto&Cia - Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário