segunda-feira, 9 de julho de 2012

Exibição do Documentário Lugo: de Bispo a Presidente do Paraguai terá debate com presença do diretor Carlos Pronzato e do historiador Muniz Ferreira!


O documentário Lugo, de Bispo a Presidente do Paraguai, do diretor Carlos Pronzato, será exibido no dia 10 de julho, às 16 horas, no Auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Em seguida, Pronzato e o historiador Muniz Ferreira participam de debate sobre a temática, atual e contemporânea, que resvala sobre o recente impeachment sofrido pelo ex-presidente, que culminou na destituição de Lugo, então à frente do governo paraguaio.

O filme foi gravado durante os dias da ascensão de Fernando Lugo à Presidência, em 2008, registrando um caso raro no mundo, momento em que um bispo da Igreja Católica assume o cargo mais importante de um país. Ligado à Teologia da Libertação, ele era considerado o bispo do pobres justamente pelo histórico de luta relacionado aos movimentos sociais. Sua eleição abria uma nova etapa no Paraguai, onde o partido colorado há 61 anos estava no poder.

O processo de conquista social, com a eleição democrática de Lugo, demonstrou ser longo e difícil, principalmente pelo histórico de forças opostas dentro e fora do governo, culminando com crises internas e o recente golpe de estado sofrido pelo então presidente. Dentre as acusações que lhe foram imputadas, Lugo foi acusado "de mau desempenho de suas funções, negligência e irresponsabilidade" após a morte de 11 trabalhadores sem-terra e de seis policiais em um confronto armado durante a desocupação de uma fazenda. Após um processo parlamentar sumário, que durou pouco mais de 24 horas, ele foi destituído do cargo, sofrendo um “impeachment relâmpago”.
A exibição do filme Lugo, de Bispo a Presidente do Paraguai tem o apoio da Associação Baiana de Cinema e Vídeo e Associação Brasileira de Documentaristas (ABCV /ABD-BA) e da Casa de Cinema da Bahia.

Serviço:
Documentário: Lugo, de Bispo a Presidente do Paraguai, seguido de debate com o diretor Carlos Pronzato e o historiador Muniz ferreira
Quando: 10 de julho, às 16 horas
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador , à Praça Tomé de Souza, s/n, Centro, Salvador-Ba.
Informações: 9239-3709 / 9916-1616 Carollini Assis


Foto: Divulgaçâo

Nenhum comentário:

Postar um comentário