O Ferraz Gastronomia também procura se diferenciar no mercado com linhas exclusivas, a exemplo da Los Boldos, disponibilizada através da parceria com a adega Tio Sam. Para apresentar todas as variedades da marca, os parceiros reuniram clientes, enólogos e apreciadores para uma degustação. O V Encontro de vinhos aconteceu na tarde de ontem (07), na Varanda do Ferraz, e contou com a participação do gestor Brasil do grupo Sogrape, Eduardo Pires. O grupo português é detentor da marca no Chile.
O cheff Ricardo Ferraz preparou, para os participantes, entradas com patês de fígado, pastas de gorgonzola, servidos com pães e torradas. “Tudo teve que ser feito de forma bem clássica para não interferir na identificação das propriedades de cada vinho degustado”, explicou. O cheff avalia que a linha degustada tem combinações de uvas com percentuais pré-estipulados e que alguns cortes podem ser ainda melhores, a depender da safra. Sobre a harmonização com a gastronomia, Ferraz revela que o paladar do cliente é muito subjetivo. “A melhor harmonização é a que mais lhe agrada. Não existe muito certo e errado”, declarou.
A linha Los Boldos é uma marca chilena, pertencente ao maior grupo vitífero de Portugal, Sogrape, focado na venda de vinhos, com produções também Argentina, Nova Zelândia e Espanha. O produto, que já recebeu várias premiações internacionais, seguem padrões rígidos de seleção. “Os vinhos Los Boldos são estilo Bordón, com característica de vinho francês, que vão muito bem na harmonização com refeições, se diferenciando da produção chilena mais comuns, que são mais frutadas”, detalhou o representante da Sogrape no Brasil, Eduardo Pires.
No portifólio da linha, uma variedade de opções. Como sugestão, são indicados o Carbenet Sauvignom e Shiraz, para acompanhar carne; o Vielles Vignes, da casta Merlot, para massas. Já a linha de vinhos brancos, tem o sauvignom Blanc, que é uma ótima opção de harmonização com peixes além dos rosés.
Segundo Pires, cerca de 40% das vendas de vinhos comercializados no país são de origem chilena, seguido da Argentina (27%), Itália (11%), Portugal (10%), França (5%) e demais (7%). “A preferência dos brasileiros ainda é por produtos de países vizinhos, pertencentes ao Mercosul. Somente em relação à primeira origem (Chile), trata-se de 9 milhões de caixas de nove litros, comercializados anualmente”, declarou o gestor da Sogrape que atua há 20 anos no mercado de bebidas e há três anos no mundo do vinho.
Fonte: Ana Paula Loiola - Assessora de Comunicação
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