domingo, 27 de fevereiro de 2011

São Paulo respira Arte!!! Exposição Octopus Garden...

Esta não é uma exposição organizada por um eixo temático do qual as obras expostas sejam exemplares ou estudos. Não se interessa tampouco por uma uniformidade de seus formatos ou tipos. A reflexão à qual o artista/curador, Cláudio Matsuno, nos convida, refere-se ao próprio ato de fazer arte na atualidade. O interesse está em perguntar como que artistas, herdeiros da dissolução de todas as regras do fazer arte, conseguem ainda conversar com uma sociedade essencialmente desengajada e individualista, ou seja, igualmente e paralelamente cansada de sistemas e ideologias.

A acreditar que a arte ainda seja um agente transformador de visões e valores, quais são suas fontes hoje, onde está seu foco? Há algum foco? Para responder a essas perguntas é preciso olhar além das formas e dos conteúdos e colocar nossa atenção no agenciamento entre os dois. É aí que se cria. É aí que a arte opera sua mágica. Juliana Monachesi, crítica de arte que assina o catálogo da mostra, identifica algumas convergências interessantes em meio à diversidade das obras hora propostas:
“Os artistas cuja produção alcançou a maturidade na primeira década deste século têm algumas características em comum. Eles se apropriam de elementos históricos (da sociedade, da cultura, da arte) de maneira mais conciliatória do que combativa, diferente do modus operandi do artista moderno, que tinha sempre no horizonte negar a tradição. Eles possuem uma tendência à fabulação que mescla o real e o ficcional e à invenção de mitologias particulares.”

Octopus Garden é uma pequena amostra de como essas particularidades se articulam e nos cativam. Sem ferir nossa descrença em qualquer discurso unificador, elas acenam com referências e fragmentos de um senso de ordem que, ao que tudo indica, ainda é capaz de nos seduzir.

Artistas:
Alexis Iglesias
Claudio Matsuno
Luciano Zanette
Monica Rizzolli
Nilson Sato
Nino Cais
Paula Ordonhes
Reynaldo Candia


Evento: exposição Octopus Garden
Período expositivo:Duração até o dia 26 de março de 2011
Central Galeria de Arte Contemporânea
Avenida Rebouças, 1545
CEP 05401-250 – Jardim América – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2613 0575
Horários: terça a sexta, das 11 às 19 horas e sábados, das 11 às 18 horas

Entrada franca
www.centralgaleriadearte.com


Fonte:M2 Assessoria de Comunicação
Fotos:Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário