sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Exposição "Antanas Sutkus" pela primeira vez em Salvador!!!



No dia 09 de outubro, às 19h. chega a Salvador, pela primeira vez a exposição “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre”, uma retrospectiva do fotógrafo Antanas Sutukus, lituano, que passou 40 anos captando imagens do cotidiano das pessoas, na antiga União Soviética.

Desde a década de 1950, Sutkus registrava o povo simples, destacando a rotina e a expressão particular de cada indivíduo. As imagens desta exibição não eram interessantes ao partido comunista que governava na época, por isso várias nunca foram ampliadas, ficando guardados apenas os negativos revelados.

Após anos fotografando a União Soviética, e particularmente a Lituânia, sua terra natal e um país que ele acreditava se distinguir dos demais, decidiu parar em 1991, quando acabara o regime socialista. Dizia que seus heróis, as pessoas mais simples, haviam desaparecido.


Com a curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra trás toda qualidade artística das imagens de Sutkus, que teve seu trabalho reconhecido, e fundou a escola de fotografia da Lituânia. Em 1969, com sua iniciativa, foi criada a Sociedade da Arte da Fotografia em Vilnius, na Lituânia, que reunia os fotógrafos mais talentosos do país, e em 1976, foi condecorado pela Associação Internacional de Fotografia Artística, da qual continua membro.

A exposição fica aberta a visitação gratuita do dia 10 de outubro a 25 de novembro, na Caixa Cultural Salvador.

Se Ligue!!! O fotógrafo chega a Salvador no domingo, onde permanece até quarta-feira, disponível para entrevistas.

Fotógrafo lituano Antanas Sutkus


Fonte: Tabuleiro Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário