terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dicas da Salton: Saiba qual é a melhor maneira de degustar vinhos e espumantes!!!




Grande parte das pessoas imaginam que os champanhes são elaborados apenas na região de Champagne (França), mas não sabem que ele é também um espumante. A Vinícola Salton, que é líder na comercialização de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País, possui uma variedade dessas bebidas como o Salton Moscatel, Salton Brut Tradicional e o Salton Poética, que são elaborados pelo método charmat, onde o vinho realiza a segunda fermentação em tanques herméticos de aço inoxidável (conhecidos como autoclaves). A Salton também elabora espumantes pelo método tradicional (2ª fermentação na garrafa) como o Salton Évidence e o Salton Gerações Antonio Domenico Salton.

Para não errar na hora de servir, a sommelier da Vinícola Salton, Carina Cooper, dá dicas importantes. “Para recepcionar os convidados o ideal é servir um espumante, como é o caso do Salton Brut ou o Prosecco Salton. Para a entrada, se for servido uma salada ou carpaccio a base de peixe, o ideal é degustar com um vinho branco seco, como o Salton Volpi Sauvignon Blanc. Se o prato principal for um salmão, uma boa escolha é o Salton Virtude. E já para carnes vermelhas com molhos mais elaborados, a sugestão é o Salton Talento. Na sobremesa, brinde com Salton Moscatel. Ou seja, a cada prato um novo vinho”, explica a especialista.

Conforme Cooper, é importante ficar atento às escolhas dos modelos das taças, que variam de acordo com o tipo de vinho. “Para os espumantes, utilize taças no formato flûte ou tulipa, pois são estreitas e altas fazendo com o que o CO2 mantenha-se mais tempo na taça. Já para vinhos brancos ou tintos, o ideal são as taças arredondadas como a (Bordeaux ou Bourgogne). Os frisantes tanto podem ser servidos nas taças de espumantes ou de vinhos. A temperatura de serviço é um elemento fundamental, os brancos devem ser servidos de 10°C a 14°C, os tintos de 15°C a 18°C e os espumantes de 6°C a 8°C”, finaliza a sommelier.


...Sobre a Vinícola Salton

A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país, sendo líder na comercialização e de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre oferecer produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de produção utilizados na vinícola. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS e São Paulo, a Salton espera receber cerca de 100 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes, e suco de uva de altíssima qualidade. Além disso, a qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.



Fonte: Tâmara Scala / Luana Delatin / Renata Asprino -Máquina Comunicação Corporativa Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário