terça-feira, 20 de novembro de 2012

O designer Fabricio DaCosta desembarca em Salvador, para participar do laboratório "Costurando Os Sentidos", promovido pelo Criativos Dissonantes!!!


DEPOIS DE DESFILAR NO FASHION RIO COM OESTUDIO, FABRÍCIO DACOSTA PARTICIPA DE ENCONTRO DE CRIATIVOS EM SALVADOR


Depois de apresentar uma elogiada coleção para o Outono/Inverno 2013 na mais recente edição do Fashion Rio, Fabricio DaCosta chega a Salvador nos próximos dias para um encontro com os profissionais do segmento criativo baiano. O designer participa do laboratório "Costurando Os Sentidos", promovido pelo Criativos Dissonantes, projeto contemplado pelo edital No 01/2012 – Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no Centro Técnico do Teatro Castro Alves nos dias 23 e 24 de novembro. O laboratório tem como ponto de partida as atividades e experiências desenvolvidas pelo designer no coletivo OESTUDIO, considerado um manifesto laboratorial e humano que coloca em prática uma nova maneira de se pensar o design: sempre aplicado à realidade de pessoas, marcas e negócios - proposta que se aproxima muito dos objetivos da iniciativa baiana. "Nosso trabalho funciona com a base no respeito por admiração e não por imposição, como vemos nas empresas tradicionais. Trabalhamos juntos porque nos admiramos enquanto indivíduos, porque admiramos o talento artístico de cada disciplina. Ao assinar uma peça, sempre colocamos o nome do coletivo na frente, isto porque para nós princípios vem acima de personalidades. Abominamos a autoria e celebramos a interpretação", explica Fabrício DaCosta.

O encontro com o profissional, que há mais de uma década ajudou a formar aquele que seria o primeiro escritório de design multidisciplinar do Brasil, prevê abordagens metodológicas que privilegiarão a interação dos alunos - advindos das mais diversas áreas (publicidade, moda, design, figurino, dança, fotografia, entre outras) - para propor a construção coletiva de projetos e ideias, simulando práticas para analisar os processos de uma cadeia produtiva híbrida de conceitos artísticos, comerciais, acadêmicos e profissionais. Sobre o que os participantes podem esperar do encontro, que para ele será "no mínimo divertido", Fabrício sentencia: "muito conteúdo para pouco tempo juntos, e por isso é preciso estar focado e disposto para entender o link entre os momentos teóricos e práticos da oficina. Ao final o aluno sairá mais confiante em seu potencial criativo, levando consigo métodos de criação exclusivos para serem praticados em coletivo".

*Em Salvador para os dois dias de laboratório, Fabrício estará disponível para conversar com a imprensa sempre ao final das atividades no TCA. Ele também poderá ser contatado por telefone ou email, mesmo antes de sua chegada à capital baiana.


Confira abaixo fotos do OESTUDIO abrindo o segundo dia de desfiles da edição Outono/Inverno 2013 do Fashion Rio






>>>SAIBA + SOBRE FABRÍCIO DACOSTA


Designer de Produto pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro e Mestre também em Design de Produto pela Domus Academy de Milão, trabalhou na criação de cenários futuros para grandes empresas como a Fiat e Nestlé enquanto esteve na Itália. No final da década de 1990 foi chamado para trabalhar na Ideo - até então a empresa de design mais premiada no mundo. Junto com amigos ajudou a formar aquele que seria o primeiro escritório de design multidisciplinar do Brasil, OEstudio, que apresenta soluções de design inovadoras em produtos e posicionamento ou reposicionamento completo de marcas (branding), além de experiências na web, filmes e ambientes. Nos últimos anos, OEstudio ganhou uma imensa visibilidade no cenário de moda, não apenas pelos frequentes desfiles nos principais eventos do Brasil, mas também pela criação dos uniformes da Delegação Brasileira no Pan-americano de 2007, considerados por muitos especialistas como os mais bonitos de todos os tempos, e para as Olímpiadas de 2008.

>>>SOBRE O PROJETO CRIATIVOS DISSONANTES

Com a proposta de apresentar aos profissionais baianos a importância de novos olhares e experiências em um mundo que valoriza cada vez mais a imaterialidade, o projeto Criativos Dissonantes realiza em Salvador, de forma inédita, cinco laboratórios com profissionais reconhecidos no campo da criação nacional, advindos de diversas áreas de conhecimento, mas todos com um método próprio que fez de suas carreiras cases de sucesso: Agus Commas, Karlla Girotto, Fabrício da Costa, Susy Okamoto e Julia Valle. Promover na cidade uma ambiência de discussão e oportunidades, de forma gratuita, para os atuantes no mercado criativo também é um objetivo do projeto, que foi contemplado pelo edital No 01/2012 – Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e nasceu da união entre os designers Tarcisio Almeida e Thaís Muniz e o administrador Vitor Barreto.

>>>SERVIÇO

Laboratório Costurando Os Sentidos - OESTUDIO por Fabrício da Costa
Quando: 23 e 24 de novembro, das 9h às 13h e das 15h às 19h
Local: Centro Técnico do Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n Campo Grande)
Custo: gratuito



Fonte: Alana Camara - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário