sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Festival de Jazz do Capão acontece nos dias 19 e 20 de setembro!!!


Dentre tantos lugares que fazem parte da Chapada Diamantina, o Vale do Capão se destaca não só pela sua beleza natural, mas pela energia das pessoas que se encontram por lá. A região, formada por rios, cachoeiras, grutas, cavernas, morros e muita história, ganha ainda mais brilho durante a realização do Festival de Jazz do Capão, que este ano acontece nos dias 19 e 20 de setembro, reafirmando a sua perfeita sintonia entre a boa música e a natureza.


O recanto natural e ecológico do Vale do Capão, que durante dois dias se transforma num ambiente acolhedor para os amantes do jazz, contará com shows e workshops de grandes atrações. Artistas como Dori Caymmi, Raul de Souza, Gabi Guedes, Ricardo Herz e Tiganá Santana estão entre os destaques da programação gratuita, que conta também com os shows da “Mostra Capão”, formada por três grupos locais, o Gira Sol, o Candombá e o Mundarejo.


Com a realização da Gil e Canella Produções, o Festival de Jazz do Capão 2014 tem o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural. O evento, idealizado pelo músico Rowney Scott, conta com o apoio da Bahiatursa, do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura de Palmeiras e do Sebrae. A produção fica sob os cuidados da Cambuí Produções.


Promovido no município de Palmeiras, a 440 km da capital baiana, o festival já foi palco para atrações, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Ivan Lins, Naná Vasconcelos, Orkestra Rumpilezz, entre outros nomes da música brasileira. No ano passado, o evento foi marcado pela apresentação do cantor e compositor João Bosco, com um show comemorativo pelos seus 40 anos de carreira.


SHOWS:
Dori Caymmi – O cantor, compositor, violonista e arranjador carioca Dori Caymmi sobe ao palco do Festival de Jazz do Capão para um show especial que inclui canções do seu mais novo CD “Setenta Anos”, álbum lançado este ano em comemoração as suas sete décadas de vida. Nas palavras de Joyce Moreno (com quem o artista gravou o álbum Rio-Bahia em 2005), o CD traz “músicas inéditas, despidas de qualquer recurso que não seja a própria beleza, todas infalivelmente matadoras, criadas sobre poemas de Paulo César Pinheiro, parceiro de tantos anos. Canções que falam de um paraíso perdido, um país que talvez só exista ainda na imaginação dos poetas”.

Raul de Souza – O show que o lendário trombonista Raul de Souza fará no Vale do Capão será de dupla comemoração. Na ocasião, o instrumentista carioca irá celebrar os seus 80 anos de vida e os 60 anos de uma carreira internacionalmente reconhecida, em que acompanhou prestigiados intérpretes, como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Sonny Rollings, Sérgio Mendes, João Donato, Milton Nascimento, entre tantos outros. Depois de viver, tocar e gravar nos Estados Unidos por muito anos, o artista está de volta ao Brasil, onde dedica o seu tempo à composição, além de tocar e gravar com talentos como Gal Costa, Leny Andrade e astros internacionais como Lisa Ono, Selena Jones e Joyce Collins.

Tiganá Santana – O show que o músico baiano Tiganá Santana fará durante o festival faz parte do primeiro ano da turnê brasileira que o artista realiza em diversas cidades do país com o patrocínio da Petrobras. No festival, ele estará ao lado de Jorge Solovera (violão) e Sebastian Notini (percuteria). Em 2013, Tiganá teve seu CD “The Invention of Colour” considerado um dos melhores lançamentos do ano pela revista inglesa Songlines. O disco figurou também na seleção da revista francesa Mondomix dentro dos 13 melhores álbuns do ano. Segundo o mapeamento do “World Music Charts Europe”, foi o 8º álbum mais ouvido/baixado da Europa no mês de agosto do ano passado.

Gabi Guedes – Com a experiência de quem já dividiu o palco com Gerônimo e Margareth Menezes e foi destaque na Orquestra Emília Biancardi e Orkestra Rumpilezz, Gabi Guedes se apresenta no Festival de Jazz do Capão com o show autoral “Pradarrum!”. Músico baiano, arranjador e pesquisador de ritmos africanos, Gabi faz parte da banda base da Jam no MAM como percussionista, é professor de percussão afro religiosa no Centro de Artes da Funceb e viaja por diversos países do mundo ministrando cursos de percussão baiana.
Ricardo Herz – Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim, entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz mostrando a influência dos nove anos em que viveu na França. Na noite de encerramento do festival, ele irá se apresentar ao lado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão 7 cordas). Juntos, eles formam o Ricardo Herz Trio e mostram os sucessos do mais recente trabalho, “Aqui é o meu Lá”. Solos endiabrados e melodias marcantes fazem do show uma experiência única na música instrumental brasileira.

Mostra Capão – As apresentações de três grupos do Vale do Capão farão a abertura do festival:

- Gira Sol: Diferentes vozes femininas interpretam cantigas da música brasileira em ritmos contagiantes como coco de roda e cirandas, sambas e afoxés, marchinhas e rastapés, xotes e baiões. Com o violão, sanfona, flauta transversal, pandeiros, caixa do Divino zabumba, tambores e ganzás colocam o público pra dançar um vasto repertório musical que também inclui composições próprias. O grupo tem forte atuação em diferentes redes educacionais e artísticas. Trabalha com rodas, oficinas e shows para o público infantil e adulto em ações afirmativas à valorização da cultura brasileira.

- Candombá: Formado por músicos de diferentes nacionalidades, o grupo nasceu com o intuito de intensificar a pesquisa dentro da música brasileira tendo o “choro” como ponto de partida. No conceito tratado pelo grupo, foi encontrada uma possibilidade acústica com violão, cavaco, pandeiro e flauta. E outra, num formato mais moderno, com contrabaixo e bateria, que foi a escolhida para se apresentar no Festival de jazz do Capão. Com esses instrumentos, ficam mais próximos da proposta jazzística, tanto em possibilidades de arranjos e interpretações, quanto em sonoridade e timbres.

- Mundarejo: Movimento cultural formando em 2011 por artistas de vários países, o grupo Mandarejo atua em diversas áreas, como música, artes circenses, contação de história, teatro e fotografia, desenvolvendo um trabalho de intervenção artística nos vilarejos da Chapada Diamantina. A composição musical do grupo é uma das atrações da Mostra Capão durante o festival.


Festival de Jazz do Capão 2014

PROGRAMAÇÃO:

Shows no Palco Principal:

Dia 19/09 (sexta-feira), a partir das 20h

- Mostra Capão: Girassol, Candombá e Mundarejo (cada grupo terá aproximadamente 20 minutos para se apresentar)

- Tiganá Santana
- Raul de Souza
Dia 20/09 (sábado), a partir das 20h
- Ricardo Herz Trio
- Gabi Guedes
- Dori Caymmi
Whorkshops:
Local: Circo Capão
Dia 19/09 (sexta-feira)
9:30 - Gabi Guedes - Percussão
14:30 - Dori Caymmi - Violão, Arranjos, Composição
Dia 20/09 (sábado)
9:30 - Ricardo Herz - violino popular
14:30- Raul de Souza - trombone​​

Nenhum comentário:

Postar um comentário