segunda-feira, 18 de maio de 2015

Iaçu anuncia mais um ano do “Arraiá do Mochilão”!!!


Faltam menos de 40 dias para o São João, e a Prefeitura de Iaçu já se organiza para o “11ª Arraiá do Mochilão 2015”. O evento será realizado entre os dias 21 a 24 do junho, na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Após o São João, os festejos juninos de São Pedro será nos dias 11 e 12 de julho, no distrito de João Amaro.

O nome do forró “Arraiá do Mochilão” é uma homenagem ao trem “Mochila” que transportava passageiros economicamente sem recursos nas décadas de 30 a 60, do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina.

A festa mais esperada do ano terá mais de 40 horas de forró com apresentações de artistas locais e bandas nacionais. A produção da festa ainda não divulgou a grade de atrações, mas o prefeito da cidade, Nixon Duarte afirmou será um dos melhores São João que Iaçu já teve. “Estamos trabalhando para fazer o melhor São João da região sul da Chapada Diamantina. Este ano, teremos uma grande novidade para os moradores e visitantes de Iaçu”, disse o prefeito Nixon Duarte. A estimativa de público é cerca de 20 mil visitantes por noite.

A proposta da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia da cidade. Como manda a tradição, os festejos juninos começam com a chegada do trem Mochilão, seguido de apresentações de quadrilhas, shows de bandas musicais e forrozeiros, realização de brincadeiras e manifestações culturais regionais, show de sanfoneiros na rua e arrastão dos “candangues”, os passageiros dos antigos Trens Mochilas. Regado a muito licor, o passeio de trem, uma das principais atrações de Iaçu, é realizado durante os quatro dias de festa.

Iaçu

Iaçu é um município com aproximadamente 30 mil habitante. Às margens do Rio Paraguaçu, a 281 km de Salvador, na região conhecida como Piemonte do Paraguaçu, entre os municípios de Milagres e Itaberaba, Iaçu é conhecido como um município de grande acervo cultural e política. O evento junino é acontece desde 2005. A festa é uma valorização da história do município, que tem uma trajetória de desenvolvimento em torno da linha férrea. A cidade com tradições nordestinas possui uma gastronomia que privilegia os produtos da caatinga e do Rio Paraguaçu.

Como chegar

A distância entre Salvador e Iaçu é de 272 km. Partindo de Salvador pela BR 324, até a Feira de Santana, pegar a BR-116 até o entroncamento com a BA-046. Seguir até o município de Ipirá; a partir daí, pegar a estrada que dá acesso a Itaberaba e em seguida Iaçu. A viagem dura, aproximadamente 4 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário