quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Mário Mendonça recebe Prêmio "Arquiteto Diógenes Rebouças"!!!


A Premiação IAB-BA 2016, realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Bahia, tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos e urbanistas atuantes no Estado da Bahia. Esse ano, o arquiteto, doutor e professor Mário Mendonça será homenageado com a entrega do Prêmio “Arquiteto Diógenes Rebouças”, dedicado ao profissional que, pela sua atuação em projetos, construções, gestão pública e formação, tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na Bahia. A cerimônia de premiação dos trabalhos acontecerá no próximo dia 03 de fevereiro, às 19h, no grande vão do Teatro Castro Alves.

Aposentado há vinte anos, hoje aos 81 anos, Mário Mendonça ainda não pensa em parar de ensinar e se dedicar a projetos de pesquisa na Universidade Federal da Bahia. O professor Mário tem formado algumas gerações que passam pelo Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), laboratório criado por ele, pioneiro na América do Sul, dedicado à pesquisa de tecnologias voltadas para a durabilidade dos materiais e dos edifícios e, à conservação e restauração de monumentos. “Realizamos, atualmente, um projeto inventário das fortificações do Estado da Bahia, pesquisamos argamassas antigas para aplicação na restauração, trabalhamos para consolidar construções históricas que estão desabando. Fazemos ensaio para todo o Brasil”, explica Mário Mendonça.

Na cerimônia de premiação, será inaugurada uma exposição com todos os trabalhos concorrentes. Profissionais interessados em inscrever seus projetos podem realizar o envio até o dia 30/01, às 18h. As categorias são: Arquitetura de Edificações; Arquitetura de Interiores e Design; Urbanismo e Paisagismo; Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado; Projeto Salvador; Fotografias de Objetos Arquitetônicos e Publicações.

Podem participar do concurso arquitetos e urbanistas, sócios e não sócios do IAB-BA, desde que registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Poderão ser inscritos projetos não executados, obras realizadas, publicações e trabalhos acadêmicos relacionados a edificações e intervenções arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas desenvolvidos entre 2010 e 2016 no Estado da Bahia ou por arquitetos e urbanistas residentes no Estado da Bahia. O regulamento está disponível no site:  www.iab-ba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário