sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vinícola argentina Trivento comemora o centenário do vinhedo de Eolo!!!


Foto: Eolo

A vinícola argentina Trivento, do grupo Concha y Toro, comemora em 2012 o centenário do vinhedo de seu rótulo ícone, o Eolo. O vinhedo, localizado na região de Luján de Cuyo, Mendonza é considerado como um dos melhores lugares do mundo para produção de Malbec.

Trivento significa três ventos: polar (vento frio do sul, que sopra no inverno) zonda (esporádicas rajadas de ar quente e seco que descem dos Andes durante todo o ano) e sudestada (vento fresco de verão associado às chuvas) sopram na ensolarada e árida terra mendocina deixando sua marca nos vinhos elaborados pela vinícola.

“A antiguidade do vinhedo concede equilíbrio natural à planta, com rendimentos muito baixos, aproximadamente 3,2 quilos de uvas por hectare. Isso nos permite ter uma maior concentração de açúcar e aromas nos grãos de uva,” explica Victoria Prandina, enóloga de Eolo.

O centenário de Eolo é testemunha dos minuciosos trabalhos realizados pela Trivento para obter o vinho ícone, que nos últimos anos recebeu altas pontuações nas mais importantes publicações especializadas em vinho: Trivento Eolo 2005, 93 pontos, Wine Spectator (2008); Trivento Eolo 2006, 92 pontos, Wine Spectator (2009); Trivento Eolo 2007, 93 pontos, Wine Spectator (2010); Trivento Eolo 2007, Wine Advocate (2010) e Trivento Eolo 2008, 92 pontos, Wine Enthusiast (2011).

“Eolo expressa a maturidade do vinhedo. É um vermelho violeta com tons pretos, que os amantes do vinho considerarão muito atraente e denso na taça. No nariz é explosivo, com marcas de frutas vermelhas, como cereja e geleia de cereja. Possui no final um gosto temperado de canela, frescor de laranja e tabaco. O paladar é bastante doce no início, dando uma sensação de maciez prolongada,” completa Victoria.

A Trivento Bodegas y Viñedos é resultado da expansão do Grupo Concha y Toro para a Argentina, em 1996, e é comercializado nacionalmente pela VCT Brasil desde 2009.


Foto: Victoria Prandina

>>>Sobre EOLO<<<

Eolo, na Grécia antiga foi agraciado por Zeus como Guardião dos Ventos. A Trivento, como forma de homenagear o principal elemento de sua essência, entregou a seu vinho ícone o nome e o espírito de seu guardião. A fruta de Eolo nasce em um lugar privilegiado em Luján de Cuyo a 983 metros de altitude, disposto de leste a oeste, seguindo a inclinação natural do terreno. Esta posição permite maior captação solar e proteção contra o vento zonda. Além disso, sua localização sobre a ladeira do rio Mendoza alivia e minimiza o evento dos três ventos: polar, zonda e sudestada. A irrigação é feita com água de degelo do rio, através de pequenos canais e sulcos que irrigam as fileiras de Malbec. Estas águas puras e cristalinas ajudam a desenvolver corretamente os diferentes estados fenológicos da planta.

Foto: Vinícola Trivento

>>>Sobre a VCT Brasil<<<

A VCT Brasil, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no País todos os produtos das vinícolas Concha y Toro e Trivento. Fundada em 1883, a Concha y Toro é a principal vinícola chilena e uma das maiores produtoras e exportadoras mundiais de vinho. Seus produtos são comercializados para mais de 135 países e está entre as 10 maiores companhias de vinho do mundo. Possui cerca de 9.300 hectares de vinhedos, o que permite à empresa garantir a qualidade na sua produção de vinho.

A Trivento Bodegas y Viñedos é resultado da expansão do Grupo Concha y Toro para a Argentina, em 1996. Com um crescimento superior ao da indústria transandina, a Trivento ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho argentino.


Fonte: Milena Furtado / Gefferson Eusébio - Approach

Nenhum comentário:

Postar um comentário