sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A mocinha do Mercado Central vence como Livro do Ano de Ficção no Jabuti 2012 !!!




Romance de Stella Maris Rezende, primeiro colocado na categoria Livro Juvenil, vence a mais tradicional premiação literária do Brasil

Stella Maris Rezende completa, em 2012, 33 anos publicando livros reconhecidos em diversas premiações. Na noite desta quarta-feira (28/11), vencedora do primeiro lugar na categoria de Livro Juvenil do Prêmio Jabuti 2012, a autora surpreendeu-se ao ganhar também como Livro do Ano de Ficção pelo romance A Mocinha do Mercado Central (Globo Livros). “Imagina, é mágica!”, disse Stella Maris em seu discurso de agradecimento, parafraseando a personagem Maria Campos, a “mocinha” da obra.

A autora já havia sido indicada ao Jabuti três vezes antes de vencer a edição de 2012. Para ela, o reconhecimento por A mocinha do Mercado Central abre espaço para que a literatura juvenil genuinamente brasileira seja mais apreciada pelos leitores e pela mídia. “É a juventude querendo se conhecer”, disse ela ao se referir ao crescente interesse dos jovens pela literatura.

O livro premiado, A mocinha do Mercado Central, fala da vida em uma fase de transformações, cheia de descobertas e desafios, típica da juventude. Maria Campos, a protagonista, tem origem humilde, assim como seu nome. Decide aventurar-se por diferentes experiências e, a cada uma delas, adota um novo nome cujo significado a ajuda a transpor suas dificuldades. “O mais importante para mim é o trabalho com a palavra, até mais do que a história em si”, afirmou Stella Maris Rezende. Na metáfora criada pela autora, cada nome que a mocinha agrega ao seu representa uma personalidade desenvolvida por Maria Campos para encarar seus desafios, experiências e aprendizados adquiridos ao longo de sua história. O livro fala, em síntese, do desejo de liberdade que só é alcançado com a coragem de se reinventar.

A publicação tem ilustrações de Laurent Cardon e uma participação especial do ator Selton Mello, que escreveu a apresentação do livro e é citado na história como referência afetiva da personagem principal. A mocinha do Mercado Central tem a peculiaridade de se situar entre o romance, que narra o desenvolvimento de um protagonista, e uma sequência de contos que se desenrolam nas diferentes cidades por onde ela passa.

A narrativa de Stella Maris, mineira de Dores do Indaiá, é repleta de lirismo e imaginação, além de preservar o sotaque e jeito mineiro. Além de A mocinha do Mercado Central (2011), a Globo Livros lançou A sobrinha do poeta (2012) e prepara-se para o novo livro da autora, As gêmeas da família, que será publicado em 2013.

...A autora

Stella Maris Rezende é mineira de Dores do Indaiá. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, desenhista, cantora, escritora e atriz. Publicou dezenas de livros, para o público adulto e o infantojuvenil. Recebeu prêmios importantes, como o Livro do Ano no Prêmio Jabuti (2012) e o primeiro lugar na categoria Juvenil no mesmo prêmio pelo romance A mocinha do Mercado Central; também o Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro (1986, 2001 e 2008), o Altamente Recomendável para Jovens/FNLIJ (14 livros), Prêmio Barco a Vapor 2010/Fundação SM e outras três indicações ao Jabuti. No final dos anos 1970 e no início dos 1980, interpretou a Fada Estrelazul do programa Carrossel, TV Manchete/Brasília, e a Tia Stella do programa Recreio, TV Record/Brasília. Viveu parte da infância em Belo Horizonte, mudou-se para Brasília em 1962 e, desde 2007, vive no Rio de Janeiro.

Obras de Stella Maris Rezende publicadas pela Globo Livros

A mocinha do Mercado Central

A sobrinha do poeta



http://www.www.globolivros.com.br|www.facebook.com/globolivros|www.twitter.com/globolivros

Ficha técnica

Título: A mocinha do Mercado Central

Autora: Stella Maris Rezende

Ilustrador: Laurent Cardon

Gênero: Juvenil

Páginas: 112

Formato: 14 cm x 21 cm

Preço: R$ 29,90

Editora: Globo Livros



Fotos: Reprodução
Fonte: Tatiana Bandeira | Drielle Sá - Assessoria de imprensa



Nenhum comentário:

Postar um comentário