terça-feira, 6 de novembro de 2012

Professora Maria Tereza de Queiroz Piacentini lança novo livro, na Livraria Cultura, Shopping Curitiba!!!


Não Tropece Na Língua: lições e curiosidades do português brasileiro terá noite de autógrafos nesta quinta-feira (08), na Livraria Cultura, Shopping Curitiba.



A professora e mestre em educação Maria Tereza de Queiroz Piacentini lança nesta quinta-feria, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, seu novo livro Não Tropece Na Língua: lições e curiosidades do português brasileiro (Editora Bonijuris). A sessão de autógrafo começa às 19 horas.

No livro, a professora, que é conhecida do público pela coluna de consulta do site Língua Brasil, joga luz sobre o tema sempre tão premente e atual: é possível aprender e utilizar a língua portuguesa de forma descomplicada?

Trezentas dúvidas diferentes, esclarecidas pela mestre via internet desde o ano 2000, se transformaram em capítulos, que remetem a questões do dia a dia da língua como o uso de vírgula, artigo e crase, regência verbal e novos termos. Dúvidas que dificilmente constam em livros também são discutidas, como o gerundismo.

A ideia da obra é conseguir um meio termo entre a língua portuguesa formal e a atualização da mobilidade e novas expressões necessárias. “Não se trata de um manual de gramática. Reproduzir o que ensinam os livros tradicionais não faria sentido”, diz Maria Tereza de Queiroz Piacentini, que é revisora e autora de outros títulos, entre eles Só Palavras Compostas: manual de consulta e autoaprendizagem (2000 e 2010)

A edição inicial sai com 15 mil exemplares. Uma parte deles foi feita em edição luxo, com capa dura e fraque, e uma outra parte (10 mil) foi feita em versão econômica e será destinada para doação a escolas e bibliotecas públicas de todo o país.

Sobre a autora – Maria Tereza de Queiroz Piacentini, catarinense, é licenciada em Letras (Português e Inglês), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Reside em Florianópolis/SC. No seu histórico profissional constam importantes trabalhos de revisão e redação oficial de diversas repartições públicas, como Fundação Catarinense de Cultura, Casa Civil, Secretaria de Estado da Educação e Assembleia Legislativa, destacando-se a revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina de 1989. Lecionou na Associação dos Magistrados do Trabalho/SC, no Tribunal de Justiça/SC e na Escola Superior da Magistratura – ESMESC. Atualmente ministra cursos de português, revisa livros – incluindo revisão técnica de traduções do inglês e francês – e, como diretora do Instituto Euclides da Cunha, sediado em Curitiba/PR, é responsável pela consultoria de português e pelos textos do sítio Língua Brasil. Além desta obra, a professora Maria Tereza lançou Só Palavras Compostas: manual de consulta e autoaprendizagem (2000 e 2010), Só Vírgula: método fácil em vinte lições (1996, 2003 e 2009), Não Tropece na Língua – Crase, pronomes & curiosidades (2003) e Português para Redação Empresarial (1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário