terça-feira, 6 de novembro de 2012

Salvador ganha 1ª Edição do Sesi Bonecos do Mundo!!!


...Pato Fu - Música de Brinquedo


Depois de quatro anos, o maior festival de teatro de bonecos do País volta a Salvador, agora na versão internacional: Sesi Bonecos do Mundo. A primeira edição do projeto na capital baiana encantará crianças e adultos com dez espetáculos inéditos de grupos dos Estados Unidos, Peru, Brasil, Japão, Itália e Rússia. Ao todo, são mais de 20 apresentações, em cinco dias de festival, que acontece gratuitamente no Teatro Jorge Amado, de 21 a 23 de novembro, e no Jardim de Alá, nos dias 24 e 25.

Idealizado pela diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira, também curadora do festival, o Sesi Bonecos (que existe nas versões Brasil e Mundo) foi criado em 2004 e já percorreu os 27 estados brasileiros, totalizando um público de 1,8 milhão de pessoas. É a primeira vez do Sesi Bonecos do Mundo em Salvador, cidade que já recebeu duas edições do Sesi Bonecos do Brasil, em 2004 e 2008, com público de 70 mil espectadores.

...Manoviva (Girovago &Rondella)


As montagens sempre prezam pela democratização do acesso à cultura. Além de gratuitos, todos os espetáculos do Jardim de Alá contarão com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.

Em sua primeira edição em Salvador, o evento conta com a apresentação da banda Pato Fu, que traz ao imenso festival o show Música de Brinquedo, no qual Fernanda Takai e os companheiros reproduzem, em arranjos originais compostos com instrumentos de brinquedo e instrumentos do universo da musicalização infantil, conhecidas canções do repertório pop nacional e internacional. A apresentação dos mineiros está marcada para o dia 24/11, às 20h30, no Jardim de Alá.
Outro destaque é a companhia japonesa Kakashi-za, especializada desde 1952 na arte milenar do Teatro de Sombras. Em sua primeira visita ao Brasil, eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. As interessantes apresentações acontecem nos dias 23/11 (19h e 21h), no Teatro Jorge Amado, e 24/11 (19h), no Jardim de Alá.

Também construído inteiramente com o uso das mãos, o espetáculo Manoviva, do grupo italiano Girovago & Rondella, apresenta, sem palavras, um circo em miniatura, cujos protagonistas são um casal de bonecos de cinco dedos que caminham, fazem malabares, cospem fogo, equilibram-se em cordas, tocam instrumentos e fazem acrobacias incríveis, acompanhados de músicos de carne e osso que tocam ao vivo e dois manipuladores de grande experiência e uma habilidade surpreendente, que serão conferidos no dia 24/11 (17h, 18h, 19h e 20h).

...Manoviva (Girovago&Rondella)


A Rússia, com sua tradição circense, é representada no SESI Bonecos do Mundo pela companhia Viktor Antonov, que traz o Circo dos Fios, uma obra de diferentes números de circo, realizados com a técnica dos fios, apresentado no Jardim de Alá, dia 24/11 (17h) e no dia 25/11 (17h, 18h, 19h e 20h). O espetáculo é encenado por um único ator de manipulação de marionete e conta a história de um pequeno circo no qual o alegre palhaço apresenta números circenses tradicionais, como a bailarina hindu, o halterofilista e macacos acrobatas.

Destaque entre as companhias brasileiras presentes no imenso festival, o grupo mineiro Giramundo monta a exposição Autômatas – Arte que Imita a Vida, que fica em cartaz nos dias 24 e 25/11, sempre das 16h30 às 21h, no Pavilhão da Exposição, montado no Jardim de Alá. A mostra, inédita na capital baiana, apresenta uma coleção de bonecos automáticos, movidos por sistemas mecânicos elétricos ou manuais, que são capazes de criar movimento, produzindo a ilusão de vida. A exposição faz breve retrospecto dos autômatos, dos primórdios artesanais até os robôs. Para os mais curiosos, a mostra também terá painéis sobre os mecanismos automáticos, demonstrando como funcionam os sistemas de transmissão, engrenagens, polias, alavancas e demais segredos sobre a estrutura dos bonecos.

Unindo inovação e tradição, o grande festival cultural rejuvenesce e reescreve a tradição do mamulengo, através de ateliês com mestres da arte, mantida com força até hoje em estados como Pernambuco, através do trabalho de pessoas como o Mestre Zé Di Vina, conhecido como o mais vigoroso e fértil mestre mamulengueiro da atualidade. Além dele, estarão presentes Mestre Chico Simões (Distrito Federal), Valdeck de Garanhuns (pernambucano radicado em São Paulo) e Mestre Tonho de Pombos (Pernambuco), que estarão no Palco dos Mestres, no Jardim de Alá, nos dias 24 e 25/11 (17h, 18h e 19h).

...Kakashiza


ESTRUTURA E CURADORIA – O Sesi Bonecos é o único festival do gênero no Brasil e reúne milhares de pessoas em áreas amplas e com equipamentos de última geração. O evento conta com vários palcos, sons de elevado padrão e telas de altíssima definição, tudo para o público acompanhar os espetáculos da melhor forma possível.

Os espetáculos são escolhidos com base em critérios de diversificação e complexidade, mostrando ao público que, além das obras infantis e de humor, o gênero permite a criação de espetáculos de temática adulta, com sofisticados recursos técnicos. Revelando as mais variadas técnicas de manipulação de bonecos, o festival tem contribuído para a consolidação da modalidade como arte autônoma.


SERVIÇO:

Sesi Bonecos do Mundo

21, 22 e 23/11, Teatro Jorge Amado, apresentações às 19h e 21h

24 e 25/11, Jardim de Alá, das 16h30 às 20h30

Entrada Franca

...Circo de Fios (Viktor Antonov)

...Circo de Fios (Viktor Antonov)

Fonte: José Mion - Como Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário