quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Festival Gastronômico aquece turismo em Itacaré!!!


Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, de 1 a 17 de dezembro em Itacaré, litoral Sul da Bahia. Participação de 42 estabelecimentos e uma programação cultural com atrações como Ju Moraes, Utal de Xote e diversos artistas locais.

As águas reveladoras do território Litoral Sul da Bahia, destaca o município de Itacaré, cidade que fica a 422 km de Salvador. Nessa terra bonita de se ver e se viver, a agricultura familiar e o turismo paradisíaco são atrações que chamam a atenção de pessoas que passam na cidade, atraídas pelo convite para viver dias de sol, em pleno contato com a natureza.  

A gastronomia é outro diferencial,  com os sabores, as cores e as riquezas da região e apresenta a cada ano no Festival Gastronômico Sabores de Itacaré inúmeros pratos, que são de dá água na boca. Todo final de ano, a chegada do verão é marcada pela realização do evento que este ano acontece de 1 a 17 de dezembro e promete.

Nesta terceira edição, 42 restaurantes participam do Festival. São um total de 45 pratos. As receitas que serão apresentadas têm como ingredientes principais os produtos da terra, cultivados pelas famílias da região.
De acordo com Júlio Oliveira, produtor e consultor do Festival, o evento se trata de um dos roteiros turísticos da cidade. “O turismo de Itacaré se destaca pela sua diversidade, pela grande atratividade, além das praias, do ecoturismo, temos agora o Festival que entra como uma nova proposta da gastronomia associada a vida noturna da cidade, pela quantidade de restaurantes e um cardápio farto. Acreditamos que essa terceira edição vamos atrair mais de 10 mil turistas durante os 17 dias do evento”, explica.

No decorrer do evento, o público degustará os pratos inscritos com preços promocionais, que variam de R$ 6 a R$ 40, o menu especial é diverso, apresenta de frutos do mar à deliciosas bebidas. Os 42 estabelecimentos participantes estão subdivididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Bahiatursa, Governo do Estado e Brahma Extra.


Cozinha Show
O espaço preparado para a interação entre profissionais da gastronomia local e visitantes será montado especialmente em três pontos da cidade. Com a proposta de ser itinerante, a Cozinha Show será instalada na Praça da Mangueira nos dias 1 e 4 de dezembro, na Praça São Miguel nos dias 9 e 10 de dezembro, finalizando nos dias 16 e 17, na Passarela da Vila.
A cozinha será um espaço privilegiado para os chefes mostrarem suas habilidades e ensinarem alguns de seus truques, usando como ingredientes os produtos da agricultura familiar.
Já estão confirmados o Chef Fabrício Lemos (Restaurante Origem), a finalista do programa Hells Kitchen – Cozinha Sob Pressão, do SBT,  a chefe Grace Trankels, o consultor gastronômico Junior França, entre outros.

Festa do Chef
Esse ano a novidade é a Festa do Chef, uma apresentação ao vivo de uma receita com tema do Festival. É a primeira vez que o evento proporciona o formato de cozinha ao vivo.
Após cada preparo vai acontecer uma degustação do prato apresentado e encerra com música ao vivo de artistas locais. A Festa do Chef faz parte da programação da Cozinha Show e acontece entre nos dias 4, 8, 12, 11 e 15 de dezembro.

Programação Cultural
Durante o Festival, a cultura e a música terão espaço garantido. A programação segue com eventos gratuitos. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Levada Cultural, Rancho, Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Capoeira, Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança Afro, entre outras serão apresentadas.

Além de estrutura de palco para apresentações, sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Laís Marques, o pop rock de Abaga, o reggae do Bruta Raça, Luizinho Luz traz o seu forró estilizado, além do samba de Ronara Criola.
Ju Moraes é um dos destaques do evento, que se apresenta na noite do sábado, dia 3. Na sexta-feira, dia 2, a banda U Tal do Xote leva o forró para a praça. A agenda de eventos segue até o dia 17. Uma mistura de ritmos que agrada a todos os turistas e visitantes da 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré.

Feira do Agricultor
A super feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 2 e 3 de dezembro, na Praça da Mangueira e nos 8 e 9, na Praça São Miguel, em Itacaré,  Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia, entre outros. A feirinha da agricultura familiar funcionará das 9h às 14h.

Feira de Artesanato
Esse ano o Festival terá paralelo à Cozinha Show, uma Feira de Artesanato. Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.

Trilha do Cacau
A Fazenda Santana que é produz vários insumos à base de cacau, receberá a visita de convidados e jornalistas durante o Festival. Localizada em Itacaré, o espaço trabalha de forma ética e sustentável com a produção de cacau orgânico em consórcio com outras culturas, entre elas o açaí e a pecuária com a produção de leite e derivados, dispondo também de serviços de turismo rural.
Entre os atrativos ecológicos, estão a trilha do cacau, trilha do curral, trilha do pau-brasil, trilha da cachoeira, observação de pássaros e pesca nos rios e lagos localizados na área da fazenda.

Turismo
Famosa pela beleza natural de suas praias, que atraem turistas de todo o mundo, Itacaré também oferece atrativos para todos os gostos. As praias urbanas e rurais, as águas doces das cachoeiras, o pôr do sol que tem a sua melhor vista na Ponta do Xeréu, além das igrejas centenárias, como a de São Miguel - Padroeiro da Cidade - de 1720. O farol que pode ser visto na praia da Concha, o Rio de Contas para passeios de barco, canoa, stand up e rafting, além dos monumentos históricos, como o canhão do século XVI, em homenagem a ocupação e defesa da antiga Vila de Barra do Rio de Contas, localizado na Praça do Canhão. A cidade rica em turismo abre o verão destacando o turismo gastronômico.  


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL
01 a 17.12 – Todos os estabelecimentos participantes do Festival estarão em funcionamento para degustação dos pratos subdivididos nas seguintes categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink
01 a 04.12 – Abertura Especial na Praça da Mangueira
01.12 - Abertura no espaço Cozinha Show, Feira de Produtos Locais e apresentações culturais e artísticas e show com artistas locais
02.12 - Cozinha Show e Feira de Produtos Locais apresentações culturais e artísticas
03.12 - Cozinha Show, Feira de Produtos Locais, show com Ju Moraes
04.12 - Cozinha Show,  Feira de Produtos Locais, Apresentações culturais e artísticas
05 a 08.12 - Festa do Chef nos Estabelecimentos participantes
09 e 10.12 -  Cozinha Show na Praça São Miguel - Orla de Itacaré
09.12 - Cozinha Show, Feira de Produtos Locais e apresentações culturais e artísticas
10.12 - Cozinha Show, Feira de Produtos Locais, e show com a Banda Utal de Xote
11 a 15.12 - Festa do Chef nos Estabelecimentos participantes
16.12 – Cozinha Show na Passarela da Vila e apresentações culturais
17.12 - Festa de Encerramentos para convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário